sábado, 7 de maio de 2011

O que faz da palavra uma palavra uma significação-Mikhail Barkthin

Cada uma do grupo tem uma vivência diferente e uma história pra contar, mas o que mais nos chama a atenção quanto a interpretação das palavras é que ela varia de uma região pra outra e de um estado para outro. A cultura gaúcha é muito peculiar, temos expressões aqui que causam risos e piadinhas pelo resto do país inteiro. Uma das passagens contadas pelo grupo foi o caso da professora Catiane que nas férias de julho resolveu dar uma passeada ao Mato Grosso, mais propriamente a cidade de Chapada dos Guimarães onde sua tia morava. Uma tarde a tia pede para ir comprar pão na padaria juntamente com seu primo. Lá chegando o primo, muito esperto e sabendo que a gaúcha dava outros significados as palavras, pediu que ela comprasse o pão.
- Moço, eu queria dez cacetinhos?
- ???? O que? Moça, aqui não é marcenaria não, acho que você vai ter que ir andar até do outro lado da cidade pra achar isso que você quer.
- Mas eu quero é pão cacetinho!

- Ta dizendo que quer pão duro,  nossos pães nunca foram duro, só pode estar tirando com a minha cara.
O primo se pôs a rir sem parar e disse,
- Ela quer o francesinho, é que lá no sul eles falam assim.
Foi uma risada geral. Começaram os três a definir o novo dicionário, trazendo palavras da cultura gaúcha e matogrossence, definindo os significados das mesmas e rindo muito com toda essa troca cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário